LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO
Familiarizar-se
com a linguagem escrita em situações de leitura feita pelos adultos, em
experiências com textos de diferentes gêneros.
Disponibilizar-se
a escutar e compreender o discurso do outro; usar com segurança a palavra; a
manifestar-se diante do grupo.
Respeitar
o direito dos outros de ter as próprias ideias.
Confiar
na capacidade de se comunicar e de expressar suas próprias ideias.
Usar
corretamente o repertório linguístico próprio para sua faixa etária.
Realizar
as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
CONTEÚDO
•Linguagem oral:
-Ampliação do vocabulário.
-Relatar desagrados, desejos e necessidades.
CONTEÚDO
•Linguagem oral:
-Ampliação do vocabulário.
-Relatar desagrados, desejos e necessidades.
-Ouvir
leitura feita diária pela professora e poder recontá-la;
-Reconhecer
e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc.;
-Conversar
sobre a função da escrita;
-Leitura
dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
-Comparar
e relacionar palavras;
-Recitar
textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
• Linguagem escrita:
• Linguagem escrita:
-Desenhar
e escrever o que desenhou;
-Recorte e colagem.
-Escrita do nome próprio e dos amigos quando for significativo.
-Letras (a, e, i, o, u) inseridas em um contexto.
-Escrita do nome próprio e dos amigos quando for significativo.
-Letras (a, e, i, o, u) inseridas em um contexto.
-Usar
o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc.;
-Ter
contato com diferentes portadores de textos;
-Utilizar
letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
-Bingo
de letras;
-Escrita
espontânea;
-Textos
coletivos tendo o professor como escriba;
-Aumentar
o repertório de letras inseridas no contexto da atividade;
-Produzir
textos de forma não convencional;
-Identificar
personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
-Atividades
em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
-Atividades
que apontem para a variação da quantidade de letras;
-Completar
palavras usando a letra inicial e final;
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferentes medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas:
-Discriminação (semelhanças e diferenças).
-Comparação.
-Identificação.
-Conjuntos.
-Correspondência.
-Cores.
•Formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
•Número de 1 a 9 (escrita)
-Comparação.
-Identificação.
-Conjuntos.
-Correspondência.
-Cores.
•Formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
•Número de 1 a 9 (escrita)
•Contagem 0 a 30 com utilização do calendário.
•Quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
•Quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
•Medidas:
-Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
-Distância entre os objetos (longe, perto).
-Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
-Massa (leve, pesado).
-Temperatura (quente, frio).
-Som (alto, baixo).
-Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
•Percepção visual:
-Cor.
-Forma.
-Tamanho.
-Detalhes.
-Complementação de figuras.
•Orientação temporal:
-Começo, meio e fim.
-Mais velho, mais novo.
-Primeiro e último.
•Orientação espacial
-Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
-Distância entre os objetos (longe, perto).
-Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
-Massa (leve, pesado).
-Temperatura (quente, frio).
-Som (alto, baixo).
-Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
•Percepção visual:
-Cor.
-Forma.
-Tamanho.
-Detalhes.
-Complementação de figuras.
•Orientação temporal:
-Começo, meio e fim.
-Mais velho, mais novo.
-Primeiro e último.
•Orientação espacial
-Dentro, fora.
-Em cima, entre, em baixo, na frente.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
Desenvolver socialização.
Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de Transporte/Trânsito.
• Meios de Comunicação.
• Profissões.
• Datas Comemorativas:
09/02 Carnaval.
20/03 Outono
22/03 Dia da Agua
27/03 Páscoa.
18/04 Dia do Livro Infantil
19/04 Dia do Índio.
01/05 Dia do Trabalho
08/05 Dia das Mães.
01/05 Dia do Trabalho
08/05 Dia das Mães.
21/06 Inverno
__/06 Festas juninas.
14/08 Dia dos Pais.
22/08 Folclore.
14/08 Dia dos Pais.
22/08 Folclore.
25/08 Dia do Soldado.
07/09 Independência.
21/09 Dia da Árvore.
23/09 Primavera.
29/10 Dia do Livro
12/10 Dia das Crianças.
15/11 Proclamação da República.
21/09 Dia da Árvore.
23/09 Primavera.
29/10 Dia do Livro
12/10 Dia das Crianças.
15/11 Proclamação da República.
19/11 Dia da Bandeira
20/11 Consciência Negra
22/12 Verão
25/12 Natal
25/12 Natal
e outros.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO
•O corpo humano
-Os sentidos.
-Hábitos de higiene.
-Partes do corpo.
-Alimentação saudável.
•A natureza
-Dia, noite, tempo.
-Água.
-Campo, cidade, praia.
-Seres vivos e não vivos.
-Plantas e animais.
ARTES
OBJETIVO
Desenvolver a
potencialidade criadora de cada aluno, valorizando a sua própria produção e a
de demais obras artísticas através de desenho, da pintura, da modelagem, da
música, do teatro, dos livros e diferentes formas de arte.
Desenvolver
habilidades de descriminação de cor, forma dimensão e espaço.
CONTEÚDO
• Apreciação de conteúdos do material didático
-Parlendas, poesias, obras, autores, músicas, tradições populares
etc..
• Desenho livre e com interferência.
• Músicas.
• Pinturas.
• Modelagem.
• Dobraduras.
• Dramatizações.
ESTRATÉGIAS
• Utilização de materiais diversos: lápis de cor, giz de cera, tinta
guache, massinha, lápis de escrever, barbante, cola, tesoura, borracha,
apontador, pincel, palito de sorvete, fita adesiva, papel colorido, glitter,
lantejoula, papel crepom, sulfite, E.V.A etc.;• Recorte e colagem.
• Dobradura.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Histórias infantis.
• Crachás.
• Histórias infantis.
• Crachás.
• Músicas diversas.
• Vídeos.
• Fantoches.
• Fichas de atividade.
• Apostila.
• Pintura.
• Modelagem.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora e na realização de sondagens
de aprendizagem periódicas durante o ano letivo.
0 comentários:
Postar um comentário